By Catimba

Últimamente temos visto que a arbitragem no Brasil é quase que uma unanimidade: nada e ninguém prestam.
Aliás, seguindo o pensamento popular, arbitro de futebol e político andam de mãos dadas.

Por que é tão difícil ter uma arbitragem de qualidade aqui no Brasil??

Acho que essa é uma das perguntas com maior quantidade e diversidade de respostas que eu consigo pensar…

Só pra citar alguns dos meus pontos de vista: capacitação física e técnica, profissionalização, educação e o jeitinho brasileiro…
Isso sem citar alguns pontos de regras e de leis da FIFA que eu não consigo entender.

Não comento de forma alguma remuneração.
Acho que árbitro ganha MUITO BEM, pro pouco que se exige dele.

Mas como assim, “exige-se pouco”?? Onde no Brasil, uma pessoa com apenas segundo grau completo, atestado de bons antecedentes e “nada consta” de dívidas financeiras ganharia cerca de 10.000,00 reais por mês, trabalhando, efetivamente, 1 vez na semana por cerca de 4 horas?? Digo efetivamente porque é óbvio que pra ser árbitro exige-se uma preparação física, que demanda tempo e recursos. Claro também que esse é o valor dos árbitros do quadro da “FIFA”, que são considerados os melhores do país.

E deveria ser exigido um mínimo de instrução aos árbitros. Não falo de diploma, falo de prova mesmo, de português, de matemática, de disciplinas básicas, para que o árbitro seja aprovado.

Quando fiz o curso de arbitragem, na Federação Mineira de Futebol, de uma turma de 40 alunos, apenas 3 tinham curso superior. Pior, no curso tivemos um dia apenas para aprendermos o preenchimento da súmula, com um árbitro federado, que no dia me pareceu muito arrogante com as palavras. Uma semana depois ele foi afastado da FMF por ter preenchido a sumula de forma errada. E meses mais tarde se envolveu numa polêmica envolvendo superfaturamento nos valores das diárias pagas aos árbitros durante suas viagens. E não apitou mais.

Que árbitro de futebol deveria ser uma profissão regulamentada não resta dúvida, agora deveria também ter um plano de treinamento e capacitação técnica e física semestral/anual, com acompanhamento da CBF, como ação de curto prazo.

A FIFA deveria rever seus conceitos, aumentando o número de árbitros e disponibilizando mais tecnologia em campo para auxiliar o árbitro nas decisões. Em todos os outros esportes temos vários árbitros para uma partida, sendo que apenas um é o principal e a opinião dele prevalece sobre as demais. Por que o futebol não pode ter isso? Em vários esportes temos o auxilio de imagens para esclarecer dúvidas, mas no futebol não. E o pior, é imposta uma dificuldade muito grande ao se tentar implantar qualquer tipo de melhoria nesse sentido.

Aliás, acho a FIFA mais conservadora que a Igreja Católica nesse sentido…

E o jeitinho brasileiro… Sempre presente, esse nos garante que os erros dos árbitros acontecem de forma normais e imperceptíveis, com o tempo são esquecidos e ficam os títulos ganhos de forma questionáveis. Mas quem discute hoje que o campeão brasileiro de 2005 não foi o Corinthians e sim o Inter?? E o Flamengo em 1980?? E o Santos em 1995??

Pois é…
O jeitinho brasileiro faz com que as pessoas não queiram ábitros de qualidade física, intelectual e ética inquestionáveis.

Ficaria mais difícil fazer nosso futebol correr da forma que deveria: a correta!!!


2 Responses to “Arbitragem pelo país…”


  1. 30/março/2009 às 6:56 pm

    Bacana demais. Legal mesmo esse texto.

    Fico sempre pensando num ponto só. Acho que a qualidade da arbitragem foi sempre a mesma. O que mudou é que agora, com 25, 27 câmeras em campo, os erros ficam mais perceptíveis. Concordo demais com você quanto aos recursos eletrônicos e a ajuda de mais profissionais. Nem sei se ainda chegaremos a ver isso, mas que algo precisa ser feito, não resta dúvida.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja bem-vindo ao CATIMBA

c3.jpg

Você está acessando o blog do Catimba. Agora, com nova formatação. Tudo bem dividido pra facilitar a sua navegação. Ainda estamos adequando os últimos detalhes e pedimos desculpa pelos pequenos transtornos.

Em Home, o Catimba que você já conhece.

Na Mesma Linha é uma seção pra mostrar que a regra nem sempre é clara como dizem.

2 ou 3 Linhas é uma seção com pequenas notinhas, comentários e palpites.

Nas 4 Liinhas, o papo é sobre táticas, técnicas e estratégias

Gandula é a sua seção! Ela é feita exclusivamente por você. Participe escrevendo, sugerindo e elogiando. Na ordem que quiser!

Catimbeiros fala um pouco de cada um dos responsáveis por essa tremenda CATIMBA. Saiba um pouco mais sobre nós.

Aproveite e participe!

Abraços, moçada do Catimba.

Público Pagante

  • 312,273 catimbeiros

%d blogueiros gostam disto: