STJD é uma sigla cada dia mais comuns nos noticiários, jornais, sites e blog’s futebolísticos que significa Superior Tribunal de Justiça Desportiva e é o órgão jurídico que discute e define as legalidades do esporte no Brasil.
A cada ano que passa o STJD ganha mais prepotência, mandando e desmandando no já complicado futebol brasileiro. Esse ano tivemos procuradores tentando complicar a vida de muita gente, baseado em imagens e atos que em alguns casos não eram tão críticos assim e eram mais fatos comuns ao dia-a-dia do futebol.
Acho que como em qualquer ambiente existem pessoas arrogantes, egocêntricas e aparecidas, e com o STJD não é diferente. Não sabemos quem são, como chegaram lá, qual a preparação para o cargo e principalmente: qual a vivência no mundo dos esportes dessas pessoas??
E nesse caso, o pior deles, contrariando o Arnaldo Cesar Coelho: a regra NÃO é clara!!
Existem vários atos, pesos e medidas, brechas e furos na lei, ambiguidades, leis mal-escritas e impunidade .
Um exemplo simples disso foi absolvição do Flamengo da acusação de invasão de campo (o “Beijoqueiro” voltou a ativa logo com Obina!!!) no jogo contra o Goiás no dia 26 de agosto de 2007. Praticamente um mês depois, o Atletico-MG foi julgado porque um dos seus torcedores teria atirado um par de havaianas no campo. O clube foi condenado a pagar uma multa de 10 mil reais e a realizar um jogo com os portões fechados. Mesmo peso, duas medidas(pra mim a do Flamengo foi até pior!!!).
Entre ganhar um beijo do tiozão e ir a pé pra casa depois de perder um clássico, a disputa é boa…
E além de todas essas questões citadas ainda existem a principal arma dos clubes nesse Brasileirão: os RECURSOS!!
No caso citado acima, o Atletico-MG entrou com recurso uma semana após o julgamento, e teve a decisão revista e foi absolvido.
Além disso, podemos citar outros casos onde o RECURSO foi muito bem executado:
– O atacante Dodô, do Botafogo, foi pego pela comissão de dopagem, onde a prova e a contra-prova acusaram o uso de uma substância proibida. Suspenso no primeiro julgamento por 120 dias, com o recurso apresentado pelo Botafogo e dois 8 votos dos auditores que decidiriam sobre o futuro do jogador, dois eram de conselheros e outros dois eram torcedores do Botafogo, o jogador foi absolvido. O caso ainda não acabou, depois que a FIFA resolveu estudar a fundo e dar uma atenção especial ao caso. Mas enquanto isso Dodô continua jogando normalmente.
– O lateral direito Coelho, do Atletico-MG, teve sua pena reduzida de 120 dias para 5 jogos, sendo que já havia cumprido dois, por sua entrada no atacante cruzeirensse Kerlon, na famosa jogada da “foquinha”.
– O técnico do Cruzeiro Dorival Junior foi absolvido de uma pena inicial de 120 dias por invasão de campo e dirigir-se de forma desrespeitosa ao árbitro.
Com certeza existem outros casos lastimáveis ou estranhos… Se alguém se lembrar de mais algum, ajuda a gente e coloca nos comentários aí embaixo.
Dessa forma, o STJD vem se complicando, numa tarefa que deveria ser simplista.
Como diz meu amigo na sessão “Duas ou Três Linhas” : esse ano tá difícil de saber quem perdeu mais respeito: o STJD ou o Senado Federal??
Isso sem fala no título de 2005 que o “aparecido” do STJD deu para o Corinthians ao anular aqueles famosos 11 jogos