By Catimba

STJD é uma sigla cada dia mais comuns nos noticiários, jornais, sites e blog’s futebolísticos que significa Superior Tribunal de Justiça Desportiva e é o órgão jurídico que discute e define as legalidades do esporte no Brasil.

A cada ano que passa o STJD ganha mais prepotência, mandando e desmandando no já complicado futebol brasileiro. Esse ano tivemos procuradores tentando complicar a vida de muita gente, baseado em imagens e atos que em alguns casos não eram tão críticos assim e eram mais fatos comuns ao dia-a-dia do futebol.

Acho que como em qualquer ambiente existem pessoas arrogantes, egocêntricas e aparecidas, e com o STJD não é diferente. Não sabemos quem são, como chegaram lá, qual a preparação para o cargo e principalmente: qual a vivência no mundo dos esportes dessas pessoas??

E nesse caso, o pior deles, contrariando o Arnaldo Cesar Coelho: a regra NÃO é clara!!

Existem vários atos, pesos e medidas, brechas e furos na lei, ambiguidades, leis mal-escritas e impunidade .

Um exemplo simples disso foi absolvição do Flamengo da acusação de invasão de campo (o “Beijoqueiro” voltou a ativa logo com Obina!!!) no jogo contra o Goiás no dia 26 de agosto de 2007. Praticamente um mês depois, o Atletico-MG foi julgado porque um dos seus torcedores teria atirado um par de havaianas no campo. O clube foi condenado a pagar uma multa de 10 mil reais e a realizar um jogo com os portões fechados. Mesmo peso, duas medidas(pra mim a do Flamengo foi até pior!!!).

Entre ganhar um beijo do tiozão e ir a pé pra casa depois de perder um clássico, a disputa é boa…

E além de todas essas questões citadas ainda existem a principal arma dos clubes nesse Brasileirão: os RECURSOS!!

No caso citado acima, o Atletico-MG entrou com recurso uma semana após o julgamento, e teve a decisão revista e foi absolvido.

Além disso, podemos citar outros casos onde o RECURSO foi muito bem executado:

– O atacante Dodô, do Botafogo, foi pego pela comissão de dopagem, onde a prova e a contra-prova acusaram o uso de uma substância proibida. Suspenso no primeiro julgamento por 120 dias, com o recurso apresentado pelo Botafogo e dois 8 votos dos auditores que decidiriam sobre o futuro do jogador, dois eram de conselheros e outros dois eram torcedores do Botafogo, o jogador foi absolvido. O caso ainda não acabou, depois que a FIFA resolveu estudar a fundo e dar uma atenção especial ao caso. Mas enquanto isso Dodô continua jogando normalmente.

– O lateral direito Coelho, do Atletico-MG, teve sua pena reduzida de 120 dias para 5 jogos, sendo que já havia cumprido dois, por sua entrada no atacante cruzeirensse Kerlon, na famosa jogada da “foquinha”.

– O técnico do Cruzeiro Dorival Junior foi absolvido de uma pena inicial de 120 dias por invasão de campo e dirigir-se de forma desrespeitosa ao árbitro.

Com certeza existem outros casos lastimáveis ou estranhos… Se alguém se lembrar de mais algum, ajuda a gente e coloca nos comentários aí embaixo.

Dessa forma, o STJD vem se complicando, numa tarefa que deveria ser simplista.
Como diz meu amigo na sessão “Duas ou Três Linhas” : esse ano tá difícil de saber quem perdeu mais respeito: o STJD ou o Senado Federal??


2 Responses to “Ato x Julgamento x Recurso”


  1. 1 Washington Luiz Soares
    7/novembro/2007 às 10:00 am

    Isso sem fala no título de 2005 que o “aparecido” do STJD deu para o Corinthians ao anular aqueles famosos 11 jogos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja bem-vindo ao CATIMBA

c3.jpg

Você está acessando o blog do Catimba. Agora, com nova formatação. Tudo bem dividido pra facilitar a sua navegação. Ainda estamos adequando os últimos detalhes e pedimos desculpa pelos pequenos transtornos.

Em Home, o Catimba que você já conhece.

Na Mesma Linha é uma seção pra mostrar que a regra nem sempre é clara como dizem.

2 ou 3 Linhas é uma seção com pequenas notinhas, comentários e palpites.

Nas 4 Liinhas, o papo é sobre táticas, técnicas e estratégias

Gandula é a sua seção! Ela é feita exclusivamente por você. Participe escrevendo, sugerindo e elogiando. Na ordem que quiser!

Catimbeiros fala um pouco de cada um dos responsáveis por essa tremenda CATIMBA. Saiba um pouco mais sobre nós.

Aproveite e participe!

Abraços, moçada do Catimba.

Público Pagante

  • 312,389 catimbeiros

%d blogueiros gostam disto: